Saturday, January 28, 2017

Buda - O Sermão do Fogo


Adittapariyaya Sutta: The Fire Sermon (pali chant)

E o Abençoado Ser seguiu diretamente para Gayasisa, próximo de Gaya, com mil monges.
Lá o Abençoado Ser assim se dirigiu aos monges: “Tudo, ó monges, está queimando. E como, ó monges, está tudo queimando?”
“O olho, ó monges, está queimando; as coisas visíveis estão queimando; as impressões mentais fundamentais no olho estão queimando; o contato do olho com as coisas visíveis está queimando; a sensação produzida pelo olho com as coisas visíveis, seja agradável ou dolorosa, ou nem agradável nem dolorosa, está queimando. Com que fogo estão queimando? Eu vos declaro que estão queimando com o fogo da ambição, com o fogo da cólera, com o fogo da ignorância; estão queimando com as angústias do nascimento, do envelhecimento, da morte, da tristeza, lamentação, sofrimento, desalento e desespero.”
“O ouvido está queimando, os sons estão queimando… O nariz está queimando… os odores estão queimando… A língua está queimando, os paladares estão queimando… O corpo está queimando, os objetos de contato estão queimando… A mente está queimando, os pensamentos estão queimando, tudo está queimando com o fogo da ambição, da cólera e da ignorância.”
“Considerando isto, ó monges, um discípulo caminhando no Caminho Nobre torna-se cansado do olho, cansado das coisas visíveis, cansado das impressões mentais baseadas no olho, cansado do contato do olho com as coisas visíveis, cansado também da sensação sentida pelo contato do olho com as coisas visíveis, seja agradável, dolorosa, ou nem agradável nem dolorosa. Ele se torna cansado do ouvido, e assim por diante… até os… pensamentos. Tornando-se cansado de tudo isso ele elimina de si o apego; pela ausência do apego torna-se livre; estando livre torna-se cônscio de que é livre, e compreende que o renascimento está exaurido; que não mais haverá um retorno a este mundo.”
Quando esta exposição foi apresentada, as mentes daqueles milhares de monges ficaram livres do apego ao mundo e eles foram liberados de todos os obstáculos mentais.
(Adaptado do Mahavagga, tradução inglesa de T. W. Rhys-Davids e Herman Oldenberg)
KORNFIELD, Jack & FRONSDAL, Gil (Organizadores). Ensinamentos do Buda. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2002, pp. 62/63.